Se você está se preparando para entrar na universidade, precisa ter atenção para conseguir organizar sua rotina acadêmica e vida pessoal.
Faltam poucos dias para a realização do Enem 2021 e nessa época muitas pessoas estão se preparando para entrar na faculdade da sua escolha. No meio dos estudos, ainda sobra tempo para imaginar como será entrar numa instituição que vai preparar você para o futuro profissional. Pensando nisso hoje vamos trazer 6 dicas importantes para a sua rotina acadêmica e vida na universidade.
Entrei na universidade, e agora? 6 dicas para sua rotina acadêmica
Viver a experiência de entrar para o ensino superior é uma das primeiras grandes etapas da sua vida profissional. Afinal depois de um longo período de preparação e estudos, queremos ter sucesso na nossa escolha e fazer do período acadêmico o melhor para a nossa carreira.
Com tantas expectativas do futuro, é normal ficar ansioso por saber como será o primeiro dia de aula, como são os professores, o convívio com os colegas de turma. Você está se preparando para começar uma nova fase da sua vida e se quiser aproveitar ao máximo, continue a ler essas 6 dicas importantes para a sua rotina acadêmica.
1) Esteja disposto a aprender sempre
A sua mentalidade deve ser de um eterno aprendiz, a faculdade vai te trazer um vasto conhecimento técnico sobre a sua área de estudo, mas nem sempre o aprendizado será na sala de aula. O ambiente, as pessoas que irá conhecer, as trocas de experiências, são fundamentais para a sua formação.
Saiba como desenvolver uma carreira de sucesso, ainda na universidade.
2) Organize a sua rotina
Tenha bons hábitos que podem potencializar a sua capacidade de aprendizado. Atividade física, boa alimentação, noites bem dormidas, boa hidratação fazem com que o seu cérebro tenha um melhor desempenho e consequentemente terá bons resultados. Disciplina com rotina de estudos, pausas inteligentes para descanso irão te preparar para a rotina no trabalho ou num estágio futuro.
3) Tenha consciência de que não existe carreira fácil
Talvez no começo da faculdade tenha algumas dificuldades em algumas matérias. Isso não significa que o curso seja ruim ou que talvez, seja um motivo para você desistir. Isso se resolve criando um método de aprendizagem que funciona para você- Pense num plano de estudo, peça ajuda a um amigo que se destaca na matéria e fale com o professor sobre a sua dificuldade. Como calouro, não se deixe influenciar pelos alunos mais avançados sobre essas dificuldades, busque fazer o seu melhor e o resultado do seu esforço virá.
Sonho de estudar no Canadá: país no topo da lista dos principais para estudar fora.
4) Faça amigos, mas seja seletivo para os mais próximos
A faculdade é um bom lugar para crias novas amizades, mas nem todos os amigos serão de contribuição para a sua evolução na carreira. Tenha bom senso, faça uma análise crítica do que é bom ou do que pode atrapalhar o seu percurso. Nem todas as amizades estão preparadas para dar os melhores conselhos sobre a nossa vida acadêmica e futuro profissional.
5) Os seus professores são seus mentores
Diferente do ensino médio, os professores universitários assumem uma postura diferente. Eles não irão te cobrar as atividades feitas, tão pouco ficar no seu pé para entregar um trabalho. Aqui é vida adulta! E deverá saber o que deve ser feito para você se destacar do outros alunos menos interessados.
Você e deve ter uma boa relação com os professores, demonstre interesse aos conteúdos traga assuntos relevantes para compor e enriquecer essas aulas. É assim que você vai começar a fazer networking, importantíssimo para a sua carreira. É comum que grandes empresas invistam em centros universitários e os professores são primordiais para indicações de bolsas de estudos, estágios e até vagas de emprego.
20 empregos nos Estados Unidos para recém-formados que pagam mais de US$ 5 mil por mês.
6) Viva todas as possibilidades do ambiente acadêmico
Se preparar para o futuro profissional é importante, mas viver o presente também, pois é aqui e agora que verá que cada dia é especial. As suas prioridades, o seu foco nos estudos, os cuidados com a saúde mental serão recompensados no futuro. Será através de cada dia, e dos seus aprendizados que saberá o que deve aprimorar, o medo de falhar pode aparecer, porque está neste nível para aprender a lidar com ele.
Habilidades emocionais para o seu novo mundo e rotina acadêmica
Para além do seu conhecimento técnico, aprender a desenvolver as suas habilidades emocionais fazem a diferença na construção da sua carreira. Algumas qualidades profissionais são desenvolvidas a partir de uma rotina acadêmica bem estruturada.
Aprender a trabalhar em equipe, desenvolver a capacidade de adaptação, colaboração, aprender a lidar com instabilidades do mercado são habilidades que começam na faculdade. Por isso que vale a pena você aproveitar ao máximo essa etapa.
Apesar de muitos desafios e dificuldades que podem surgir, fazer uma faculdade pode transformar a sua visão de mundo, e contribuir muito para a sua vida e para a vida das pessoas a sua volta.
Se já fez a sua escolha acadêmica, essas dicas para a sua rotina acadêmica irão te ajudar muito. Se ainda não, eu posso te ajudar, você só precisa de uma orientação clara e uma metodologia eficaz.
*Sou Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é te ajudar a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica.
Leia também: os 25 profissionais mais bem pagos nos Estados Unidos.
Conheça também o canal do Vagas pelo Mundo no Youtube: