Confira dicas que podem te ajudar a realizar esse sonho e morar no exterior sem dinheiro.
Muitas pessoas têm o sonho de morar no exterior, mas a questão financeira atrapalha os seus planos. É preciso de dinheiro para comprar as passagens, fazer o visto, seguro de saúde de viagem e dinheiro para começar uma vida no exterior. São muitos fatores e questões burocráticas que por vezes nos desanimam.
Mas, calma! É possível criar um planejamento e achar soluções para você conseguir morar fora sem dinheiro. Para isso é preciso dedicação, tempo e vontade para a realização desse sonho. Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar:
Como morar no exterior sem dinheiro
Confira nossas dicas de como morar fora sem dinheiro e como realizar o sonho de ter uma experiência internacional.
1) Bolsas de estudo
Uma ótima opção para morar no exterior é estudando. Existem diversas universidades, fundações, empresas e ONGs que oferecem bolsas de estudo. Muitas bolsas pagam o valor integral da mensalidade, ajudam com a moradia e algumas até pagam as passagens aéreas.
Confira algumas das instituições que oferecem bolsas de estudo (tanto para estudo de línguas, Graduação, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado):
- Banco Santander;
- Rotary;
- Embaixada da República Federal da Alemanha;
- Fundação Calouste Gulbenkian;
- Instituto Goethe;
- Fundação Schlumberger;
- Fundação Lemann.
Veja também: Você tem o perfil para morar fora?
2) Programa Erasmus+
O Programa Erasmus é o programa de intercâmbio da Europa. Diversas universidades brasileiras possuem parceria com universidades europeias e os alunos de Graduação podem estudar por um ou dois semestres na Europa. Ao ser aceito pela universidade, o aluno não precisa pagar as mensalidades nem da universidade do Brasil, nem na Europa.
Além disso, o valor que você pagaria nas mensalidades, pode ser usado para se manter no país escolhido. A maioria das universidades possuem Residências universitárias com todas as despesas incluídas (quarto, energia, água, internet) e os valores são bem acessíveis.
Outra informação importante, é que o aluno de intercâmbio pode fazer suas refeições nos refeitórios das universidades pagando um valor bem mais baixo do que em restaurantes.
Veja também: como guardar dinheiro para sair do país?
3) Programa Au pair
O Programa Au Pair também é uma ótima opção para conseguir morar no exterior sem dinheiro, principalmente para mulheres solteiras (entre 18 e 30 anos). O programa consiste em ser babá e morar na casa da família escolhida no exterior. Diversos países possuem o Programa, principalmente Estados Unidos, Canadá, Holanda, Irlanda, Inglaterra etc.
As interessadas em morar fora devem gostar de crianças, falar o idioma estrangeiro (pelo menos inglês básico), e pagar as passagens aéreas. Chegando no local, recebe por semana e tem uma folga semanal e um final de semana de folga por mês. Ser Au Pair é uma ótima opção para morar no exterior, porque você não precisa pagar moradia, nem alimentação, e ainda por cima treina um novo idioma e conhece uma nova cultura.
Veja também: 6 passos para conseguir morar no exterior.
4) Trabalho voluntário
Outra forma de morar no exterior sem dinheiro (ou com pouco dinheiro) é fazer um trabalho voluntário. Muitas empresas contratam estrangeiros e pagam a moradia e alimentação. É o caso de muitos hostels, bares, restaurantes, hotéis, pousadas, fazendas, etc.
Os estrangeiros normalmente precisam falar o idioma (ou falar inglês) para se comunicar com os clientes. Desse modo, é possível conseguir um emprego no exterior através de sites como o Worldpackers.
Além disso, a AIESEC é uma plataforma internacional que possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes através de programas de trabalho em equipe, liderança e intercâmbio. É possível fazer trabalhos voluntários e também remunerados. Presente em 114 países, a AIESEC está presente no Brasil e funciona como um elo de ligação entre o jovem e a empresa.
Com certeza, será uma experiência incrível! Faça um planejamento para morar no exterior, prepare seu passaporte e pesquise todas as suas opções!
Veja também como tirar o passaporte e qual o valor.
14 Comentários
Olá, me chamo Gabriel!
Sou brasileiro, solteiro, 34 anos, e gostaria de saber se possui alguma chance de trabalho voluntário em em algum país da união europeia.
Obs: entendo muito pouco se inglês.
Olá,me chamo Marinalva gostaria muito de saber se tenho chance de emprego aí tenho 46 anos, não falo outros idiomas, procuro emprego na área de limpeza, residências e comerciais.
Boa noite, meu nome é Giulia tenho 30 anos e gostaria de saber se tem algum trabalho voluntário ir embora do Brasil, sou solteira
Oi boa tarde, me chamo Renata e gostaria de saber as oportunidades de imigrar pra Portugal com o trabalho voluntário tenho 35 anos tenho muito interesse.
Boa tarde.
Gostaria ir para Portugal e conseguir um emprego, não falo outros idiomas, estou cursando enfermagem.
Sou solteira e tenho 2 filhos.
Sou rosé mourão tenho 21 anos , tenho uma bebê de 1 ano e 4 mês , queria saber como arrumar qualquer trabalho em outro país , sendo pobre sem nem um real .
Olá Amanda, tenho 22 anos sou de nacionalidade moçambicana, gostaria de poder ter uma oportunidade de emprego no exterior
Oi Amanda Corréa me angra tenho 23 anos tem como me ajudar com a questão de babá gostaria de fala com vc através de email ou zap
Oi bom dia sou formada em enfermagem tenho 45 anos qual possibilidade de ir com voluntária para Portugal eu meu marido para trabalhar estudar !!
Oi meu nome é Thais, sou solteira, tenho um casal de filhos, não tenho Graduação, mais tenho e experiência em atendimento, recepção, telemarketing, quero inicia um negócio próprio de Microblading ( designer de sobrancelhas realista), seria possível migrar pra Portugal?
Bom dia, sou Adriana, tenho 52 anos , gostaria de saber sobre as oportunidades de morar em Portugal na perspectiva de voluntariado. Desde já agradeço.
Boa noite Amanda..gostaria de falar melhor com vc, através email ou tel/Zap..se possível for, pois tenho interesse em.mudar Brasil para Portugal..porém.gostaria de falar com.vc ok.Desde já agradeço e aguardo retoeno
Me chamo Rômulo 34 anos, solteiro, sem filhos, sou Técnico de Segurança do Trabalho e Bombeiro Civil, adoraria ir para Portugal trabalhar teria alguma chance???
Olá, me chamo Wagner sou brasileiro casado 33 anos, duas filhas e tenho técnologo em logistica. Existe alguma chance de imigrar para Portugal?