Descobrir as competências mais procuradas pelas empresas é fundamental para conseguir um emprego na sua área. Você sabia que elas podem ser decisivas na contratação?
*Atualizada em 15 de fevereiro de 2023.
O mundo está mudando, e com ele as relações de trabalho e os seus processos. Para aqueles que desejam evoluir na carreira o desafio agora é se manter como um profissional desejável para o mercado de trabalho. Além disso, é preciso estar de olho nas tendências do mercado de trabalho, por isso, hoje vamos te mostrar quais são as 6 competências mais procuradas pelas empresas que estão em busca de talentos para contratar.
As 6 competências mais procuradas pelas empresas
Para isso, além das competências técnicas referentes a sua ocupação é preciso desenvolver outras competências pessoais para se destacar. Não é preciso lembrar que a pandemia acelerou processos, empresas e negócios estão se adaptando e fazendo gestão de negócios de forma diferente.
Entretanto, os resultados estão voltados para uma gestão ágil e foco na entrega e na solução dos serviços. Não há como retroceder, toda a carreira é, ou será digital. Por isso, em um mundo cada vez mais tecnológico e interativo e as empresas estão também em busca de colaboradores que se possam adaptar a este novo modelo de trabalho.
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Que tipos de competências existem?
Quando falamos em desenvolvimento de competências é fundamental entender que são recursos internos, ou seja, algo que você vai aprender para uma ação específica. Portanto, é fundamental conseguir identificar quais são as competências que você já possui e quais vai precisar desenvolver.
As competências podem ser identificadas e agrupadas em três grandes grupos:
Competências Pessoais
São ligadas as características pessoais e individuais, como demonstramos os nossos valores, o que acreditamos, nossa visão de mundo e aspectos que são construídos ao logo da nossa vida pessoal e profissional. Exemplos: Autonomia em executar tarefas, adaptabilidade, ética e moral social, proatividade.
Competências Sociais
Diz respeito a forma como você estabelece interações e relações sociais, ou seja, como você interage com pessoas e os desafios diários que você enfrenta. Exemplo: ter uma postura otimista diante dos desafios, ser empático com as pessoas, civilidade, ter uma comunicação assertiva com as pessoas e grupos sociais.
Competências Profissionais
Estas estão mais relacionadas com o seu talento, ou seja, a sua capacidade de aprimorar, lapidar o que você é bom em fazer ao longo do seu histórico profissional. Exemplo: seu conhecimento técnico, sua visão de negócio, proficiências em línguas, ferramentas específica, conhecimento e uso de tecnologias e softwares, etc.
O mercado de trabalho é dinâmico e as mudanças acontecem o tempo todo e com isso as exigências pode variar dependendo do segmento e da indústria.
Seja durante um processo seletivo ou num processo de avaliação interna que é comum num ambiente corporativo, o importante é se manter atualizado e consciente do seu potencial para se adaptar o mais rápido possível.
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O que são competências?
Competências são um conjunto de habilidades que você desenvolve com facilidade, são comportamentos relacionados ao seu conhecimento, aptidões e experiências que adquiriu. Algumas dessas competências são primordiais para o seu desempenho profissional.
Desde o início da pandemia, algumas empresas e recrutadores começaram a mapear quais os perfis profissionais e as competências que iriam se destacar, apesar das incertezas do mercado. A esta altura já conseguem apontar as 6 competências mais procuradas pelas empresas em 2023.
Veja se você possui essas 6 competências que as empresas estão buscando. Caso não tenha, talvez esteja na hora de desenvolver para acompanhar as frequentes transformações e ser disputado no mercado de trabalho:
1) Mentalidade de aprendiz
Independente do seu status a mentalidade crescimento e motivação para aprender é uma habilidade primordial. Curiosidade, criatividade e vontade de aprender e expandir conhecimento, podem abrir portas e quebrar fronteiras para negócios e crescimento da sua carreira.
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2) Comunicação eficaz
Saber se posicionar num mercado de incertezas é estratégico, com uma comunicação clara, objetiva. Pessoas com facilidade de comunicação, contribui para um melhor ambiente de trabalho, onde cada um assume as suas responsabilidades e os resultados são compartilhados.
3) Capacidade de trabalhar em equipe
Empresas estão revendo seus processos e custos operacionais, por isso, quase não existe espaço para individualismo na gestão dos negócios. É importante desenvolver um relacionamento interpessoal, gerir conflitos, cooperar com a equipe para alcançar um objetivo em comum.
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4) Adaptabilidade
Mudanças serão cada vez mais constantes e será parte da nossa rotina aprender a lidar com elas. Lidar com crises econômicas, com o avanço tecnológico é necessário, pois não há como impedir essas transformações.
5) Capacidade de entregar soluções
Você será avaliado e contratado pela solução que você entrega. Soluções prontas não existem mais, o mercado está dinâmico e precisará de soluções criativas e eficazes.
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6) Perfil empreendedor
Nem sempre empreender é abrir o seu próprio negócio, perfil empreendedor pode ser também se empenhar para crescer na empresa onde trabalha. Este perfil demonstra um comprometimento com a organização onde trabalha e coopera para produzir resultados positivos, além de obter progressos significativos para a empresa e para a sua própria carreira.
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Quais as competências mais procuradas pelas empresas atualmente?
Quando falamos de preparação profissional falamos de um mercado de trabalho onde as profissões estão cada vez mais fluídas, é comum você ter profissionais que estudaram uma coisa e estão trabalhando em áreas completamente diferentes da formação acadêmica.
Diferentes habilidades e competências em desenvolvimento constante é a receita para manter uma carreira a longo prazo gerando renda, performando e destacando-se, seja num ambiente corporativo ou tendo em negócio próprio.
Existem algumas competências que todo profissional precisa se preocupar em desenvolver se deseja ter uma carreira próspera num mercado cada vez mais competitivo:
- Visão de Mercado Global: Hoje num mundo globalizado e conectado é preciso saber como as mudanças econômicas e políticas podem interferir no seu desempenho e ficar atento e se antecipar e tomar decisões para minimizar que impactos podem surgir.
- Equilíbrio Emocional: O mercado exerce uma pressão absurda para qualquer pessoa, independente do cargo que ocupe, é uma busca diária buscar um equilíbrio num ambiente muitas vezes desleal e hostil. Já se nota um aumento de problemas psicológicos como a ansiedade e a Síndrome de Burnout. Bom desempenho e alta performance passa pelo equilíbrio emocional e você enquanto profissional que precisa da sua saúde mental e física para gerar renda, então deve ser o primeiro a se preocupar com isso. Então não deixe de buscar ajuda de um psicólogo para te orientar antes que seja tarde demais.
- Autoliderança: É a capacidade de conhecer a si mesmo e ter domínio sobre seus talentos, habilidades e competências a ponto de fazer planos profissionais e pessoas que beneficiem o estilo de vida que você quer ter. Por incrível que pareça, pessoas não tem sucesso basicamente por dois motivos: ou porque não sabem o que querem ou por não saber como alcançar o que quer. Identificar isso e quais os pontos de melhoria que você precisa desenvolver, são os primeiros passos para começar e traçar o caminho que te ajuda a alcançar os seus objetivos.
A sua carreira é o seu negócio! Um profissional com senso de autoliderança é uma pessoa segura do seu propósito, tem domínio dos seus limites e desenvolve habilidades e competências emocionais para assumir o controle da sua vida independente da situação.
Para ser bem-sucedido é necessário ter autorresponsabilidade sobre si mesmo, tomar decisões difíceis, estabelecer regras claras do que é importante para você e ter determinação para elaborar um plano de ação que faça sentido para você.
Por mais desafiador que esteja o mercado de trabalho, se você não tiver bem consigo, fica ainda mais difícil olhar o cenário e buscar alternativas. Você precisa estar em primeiro lugar, isso não é egoísmo, é ser inteligente se você quiser ter uma carreira a longo prazo.
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Quais as características que podem prejudicar os profissionais tanto nas empresas quanto no seu próprio negócio?
Existe um ditado que diz assim: “Você pode ser contratado pelo conhecimento técnico que tem, mas pode ser demitido por suas habilidades pessoais.”
De fato existem algumas características que podem prejudicar a sua contratação, bem como pode afastar os seus clientes se você tem um negócio próprio.
- Falta de cordialidade: Ninguém gosta de se relacionar com uma pessoa desrespeitosa e arrogante que não sabe ouvir e compartilhar ideias e trabalhar em equipe.
- Prepotência: Não é porque você já domina muito bem o que faz que pode desmerecer quem está aprendendo, ou ainda se colocar uma posição de superioridade na empresa.
- Desequilíbrio emocional: As nossas emoções têm forte influência na tomada de decisão, em alguns momentos podem te levam a tomar atitudes precipitadas, gerar conflitos e prejudicar a equipe e a empresa.
- Buscar o perfeccionismo: Apesar de parecer algo positivo, esse padrão pode gerar problemas com prazos, tarefa e a necessidade que querer agradar. Isto pode levar o profissional a exaustão e a empresa não vai reconhecer o seu valor.
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Qual é a melhor estratégia para reconhecer as competências mais procuradas?
Reconhecer competências é uma tarefa que exige antes de qualquer coisa autoconhecimento, infelizmente não aprendemos a fazer isso na escola e muitas vezes nossas famílias não sabem nos orientar neste processo. Vamos mostrar três cenários para te orientar:
- No caso de candidatos em processo seletivo: Este trabalho é feito pela equipe de Recursos Humanos da empresa, psicólogos, analistas comportamentais, são profissionais qualificados para fazer a avaliação. Durante o processo seletivo são feitas entrevistas, testes de competências e personalidade, dinâmicas de grupo e desafio sobre cases com situações problemas relacionados a competência que o cargo exige.
- No caso de um processo de promoção interno: Neste caso o RH da empresa possui mais informações sobre o profissional, possui um histórico dos seus resultados, avaliação de desempenho e mapeamento das competências desde a sua contratação. Algumas empresas possuem programas específicos de desenvolvimento para cada trilha de carreira dentro da empresa. Assim já se tem clareza do potencial do colaborador de quais as habilidade e competências ele precisa para ser promovido, se for o caso ele pode fazer parte do programa específico para o cargo que concorre.
- No caso de você ser um profissional liberar ou um empreendedor: Assumir ser o único responsável pelo seu sucesso é o primeiro passo. Como empreendedor da sua carreira, você precisa de uma mentalidade que suporte todos os desafios que esse modelo de negócio vai te exigir. Buscar mentores, que já trilharam o caminho que você quer seguir é uma boa opção, fazer uma avaliação criteriosa dos seus pontos fortes e pontos de melhoria pode indicar quais as competências eu você precisa desenvolver.
Investir na sua capacitação e no desenvolvimento deve ser uma preocupação que precisa fazer parte das metas profissionais.
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Como pode desenvolver as suas competências profissionais para se destacar no mercado de trabalho?
O mercado de trabalho é dinâmico e conforme evoluímos as necessidades de novas competências profissionais também foram mudando. Numa empresa temos profissionais de gerações diferentes e cada um com a sua particularidade.
Talvez alguns com algumas dificuldades tecnológicas, outros com imaturidade emocional, outros começando agora na carreira e outros com algumas dificuldades de adaptação as novas exigências e demandas do mercado. Mas seja qual for o cenário, tanto empresas como profissionais devem investir no desenvolvimento de competências como uma ferramenta que viabiliza resultados.
Investir em treinamentos corporativos
Investir em treinamentos corporativos é um dos principais meios para integrar equipes a cultura da empresa, auxilia na capacitação do colaborador para alinhamento dos papéis e responsabilidades conforme as expectativas da empresa de resultados. Ações como essas facilitam a comunicação entre equipes, pode melhorar a produtividade e faz como que os colaboradores se sintam mais valorizados e integrados a cultura da empresa.
A empresa deve ter objetivos claros para que os treinamentos, cursos e seminários promovidos pela empresa possam surgir o efeito esperado.
Cultura de Feedback
Uma outra maneira de desenvolver competências é uma prática simples: práticas de feedbacks. Essa é uma prática simples que precisa ser feito com um direcionamento assertivo, é uma avaliação criteriosa sobre o desempenho de cada profissional conforme o cargo que ele ocupa e as competências que precisa desenvolver.
Cada liderança precisa está apto a fazer uma sessão de feedback assertiva para que o colaborador possa fazer as suas colocações sem medo de sofrer qualquer represaria. Afinal o foco aqui é desenvolvimento de pessoas para atingir resultados pessoais e coletivos traçados pela empresa.
Cordialidade, imparcialidade e visão global da empresa e do mercado devem fazer parte dessas sessões de feedbacks, tanto empresa como profissionais podem ganhar com essa prática.
Reunião de alinhamento
Ter uma agenda objetiva com a equipe de trabalho é uma boa maneira de melhorar a comunicação e perceber os pontos de melhoria. Reunião de alinhamentos devem ter objetivos e critérios pré-estabelecidos, para que não se torne algo cansativo e sem efeito prático.
E importante estar aberto as questões apresentados e o que se espera como contribuição dos participantes. Avaliar as divisões de tarefas e papeis de cada membro da equipe e acompanhar os indicadores de resultados.
Pessoas são diferentes e talvez esse seja o mais relevante quando se trabalha em equipe, os líderes precisam valorizar essa diversidade para desenvolver as competências no coletivo. Ideias diferentes podem agregar valor e ressaltar a importância que cada um tem quando se trabalha em equipe com um único objetivo.
Tenha um mentor de Carreira
Quando o assunto é a nossa carreira muitas vezes pensamos em qual o curso deve fazer? Um MBA ou um Mestrado? São tantas dúvidas que as vezes ficamos perdidos por onde começar. Neste caso a melhor coisa fazer, pois um bom mentor é aquele que através da sua experiência, ajuda outras pessoas a entender os seus próprios talentos, características e competências para alcançar os seus objetivos profissionais.
Sendo uma pessoa especializada ele pode te orientar na área educacional e na construção de um plano de carreira que contemple as suas melhores competências e as competências mais procuradas pelas empresas para potencializar seus resultados.
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Se prepare para desenvolver as competências mais procuradas
As empresas têm desenvolvido métodos para identificar e recrutar profissionais com essas competências, que estão fazendo a diferença nos resultados. Enquanto candidato você pode se preparar melhor para participar dos processos seletivos e concorrer as vagas de promoção interna da sua empresa.
O coaching de carreira é uma excelente estratégia para quem deseja identificar e desenvolver as suas competências profissionais. Através de ferramentas eficazes, o método descobre o que há de melhor em cada profissional e o ajuda a destacar esses atributos de uma forma que se tornem eficaz e estratégico, de acordo com o seu objetivo profissional.
Desenvolver essas 6 competências mais procuradas pelas empresas, irão te ajudar a ser um candidato disputado.
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Conclusões competências mais procuradas pelas empresas
Como você pode observar as nossas competências são construídas ao longo da nossa carreira e conforme o cenário que estamos vivendo. O professor Lair Ribeiro tinha uma frase que diz assim: “Competência é agir e possuir atitude na realização das nossas tarefas.”
Independente do cargo que ocupamos, das atividades que executamos e daquilo que fazemos de melhor, sempre haverá algo para aprender, melhorar e lapidar. As nossas competências pessoais, sociais e profissionais são construções diárias que cada um desenvolve através dos seus valores e características pessoas.
Cada pessoa pode ter mais ou menos dificuldade em perceber como as suas competências podem agregar valor ao que faz, não só pessoalmente como profissionalmente.
Quando falamos que um profissional é competente, quando ele possui atributos técnicos, académicos, o seu histórico profissional e acima de tudo como ele articula com as suas habilidades sociais. Na forma de se expressar, se relacionar e gerar resultados mostrando o que sabe fazer de melhor.
É urgente você ter a noção de competência no mundo globalizado que vivemos, com a fluidez das profissões, à precariedade de muitas indústrias e o enfraquecimento de qualificações o mercado vai ficar cada vez mais competitivo e as exigências profissionais maiores
Investir em você como principal capital da sua carreira e ter um diferencial competitivo é o que podem te levar mais longe. Sempre podemos identificar os nossos pontos mais fortes e melhorar os mais fracos através do desenvolvimento das competências, sempre há como melhorar.
*Sou Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é te ajudar a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica.
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