Veja quais são os empregos em crescimento na Europa e que ainda estão possibilitando contratações por empresas. Saiba tudo!
É fato que as contratações começaram a desacelerar na Europa e que o mercado de trabalho está mais apertado. Aliás, tal dificuldade está tornando mais difícil para alguns daqueles que esperam trocar seus empregos atuais por um novo este ano para encontrar um cargo adequado. Porém, existem alguns empregos em crescimento na Europa em 2023 e carreiras que ainda encontram opções de trabalho no continente. Veja quais são!
Trabalhar na Europa
Recentemente, o mercado de trabalho europeu (e mundial) estava muito bom para os trabalhadores, com muitas vagas e pouca concorrência. Mas como a situação econômica na Europa permanece incerta por diversos motivos, entre eles o conflito na Ucrânia, a elevação no custo de vida e às crises de energia, muitas empresas foram forçadas a congelar as contratações.
Uma matéria publicada pelo portal Euronews Next mostra que isso é uma má notícia para 57% dos profissionais na Europa que estão pensando em mudar de emprego em 2023.
Os dados foram publicados por uma nova pesquisa do LinkedIn e mostram que, ainda assim, há pontos positivos no mercado de trabalho da Europa, onde novas oportunidades de emprego se abriram nos últimos anos, como mostra sua última lista de ‘Empregos em ascensão’.
Olhando para os milhões de empregos anunciados no LinkedIn de 1º de janeiro de 2018 a 31 de julho de 2022, os pesquisadores conseguiram elaborar uma lista dos 15 empregos que mais crescem na Europa.
Salário na União Europeia: confira os valores por países.
Empregos em crescimento na Europa em 2023
As informações mostram oportunidades em expansão nas áreas de sustentabilidade, segurança cibernética e funções de desenvolvimento de negócios. “Os dados do LinkedIn mostram que, apesar da incerteza econômica, os candidatos com as habilidades certas têm oportunidades de emprego. Empregadores em toda a Europa estão recrutando pessoas para ajudá-los a lidar com os grandes problemas enfrentados pelas empresas”, disse Josh Graff, diretor administrativo para EMEA e LATAM, no LinkedIn.
Para Graff, “Em 2023, isso significa mudanças climáticas e segurança cibernética. Os profissionais de vendas também estão em alta demanda, pois as empresas lidam com a necessidade de gerar crescimento em meio a circunstâncias macroeconômicas desafiadoras”. Entretanto, os empregos em crescimento na Europa em 2023 vão desde a área da sustentabilidade até o desenvolvimento de negócios.
Salário Mínimo em Portugal em 2023: veja o aumento e a evolução.
Sustentabilidade em alta
Com as empresas sob pressão para reduzir suas emissões de carbono, não é de surpreender que um dos cargos mais procurados pelas empresas em 2023 seja o de Gerente de Sustentabilidade. As funções de sustentabilidade aparecem nas listas de ‘Jobs on the Rise’ do LinkedIn em 13 países em todo o mundo, incluindo França, Alemanha, Espanha, Holanda, Itália, Suécia e Reino Unido.
Já a função de Sustainability Manager – abrangida pela pessoa responsável por analisar e prever o impacto ambiental presente e futuro da empresa que representa – foi a segunda função que mais cresceu no Reino Unido e a quarta na Alemanha.
Na França, os quatro primeiros lugares da lista foram ocupados por cargos no setor de vendas, variando de gerente de marketing de crescimento (nº 1 cargo de crescimento mais rápido), representante de desenvolvimento de vendas (nº 2), gerente de sucesso do cliente (nº 3) e executivo de contas corporativas (#4).
Você viu? Cidades mais baratas para nômades digitais.
Empregos na França em alta
Descubra as profissões em alta na França nos últimos cinco anos, de acordo com LinkedIn:
- Gerente de Operações Comerciais
- Gerente de Desenvolvimento
- Assistente de cobrança
- Consultor de clientes
- Engenheiro de Confiabilidade do Local
- Conselheiro de integração profissional
- Consultor de Telecomunicações
- Gerente de contas
- Profissional de Recrutamento
- Funcionário da alfândega
- Pesquisador de experiência do usuário
- Engenheiro de Machine Learning
- Responsável pelo desenvolvimento sustentável
- Enfermeira Coordenadora
- Enfermeira do trabalho
- Assistente de treinamento
- Assistente notarial
- Gestor municipal
- Consultor de folha de pagamento
- Corretor de imóveis
Leia a matéria completa no LinkedIn e os empregos na França em crescimento.
Países europeus e as melhores oportunidades de emprego em 2023
O quinto emprego que mais cresceu na França foi o de Corretor de Energia – alguém que ajuda as empresas a tomar decisões sobre fornecedores de energia, comparando negócios comerciais de gás e eletricidade. Na Alemanha, os mesmos cargos foram reorganizados em uma lista de aparência semelhante, liderada por cargos em vendas e gerenciamento de marca: o primeiro lugar foi ocupado pelo papel de Representante de Desenvolvimento de Vendas, seguido por Gerente de Crescimento e Gerente de Marca do Empregador.
No Reino Unido, o trabalho que mais cresceu foi o de Consultor de Sucesso do Cliente, seguido por Gerente de Sustentabilidade, Gerente de Operações de Produto, Representante de Desenvolvimento de Vendas e Diretor de Crescimento. Todavia, é fato que o mercado de trabalho na Europa ainda está muito apertado.
Melhores Empresas para Trabalhar em Luxemburgo: Dicas de Mercado e Oportunidades.
Empregos em crescimento na Europa
Os dados do LinkedIn também mostram que o mercado de trabalho europeu continua relativamente apertado e os candidatos a emprego não estão enfrentando uma competição acirrada por cargos. Por exemplo, há cerca de uma vaga de emprego para cada candidato na Alemanha, enquanto na França e no Reino Unido há dois candidatos para cada vaga aberta.
Os trabalhadores estão mais preocupados com a crise do custo de vida, e um salário mais alto é seu maior motivador para procurar uma nova função, mas maior flexibilidade e oportunidades de desenvolvimento de carreira também são fatores críticos, disse Graff. “Embora o mercado de trabalho não esteja mais aquecido, as empresas ainda precisam pensar cuidadosamente sobre como atrair os candidatos”, disse ele.
Veja a lista das profissões em crescimento na Alemanha, através da pesquisa realizada pelo LinkedIn e também a lista completa das profissões no Reino Unido.
*Veja também quais os países mais fáceis para obter um visto na Europa e com menos pedidos negados. Aproveite para se inscrever no canal: