A quota para trabalhar na Suíça foi definida e o país anunciou quantos trabalhadores qualificados precisa receber em 2023. Saiba tudo!
As autoridades suíças anunciaram que, conforme ocorreu em 2022, o país decidiu fixar a quota de trabalhadores qualificados autorizados que chegam de países terceiros (de fora da União Europeia ou do Espaço Econômico Europeu). Se você deseja trabalhar na Suíça, confira tudo sobre a novidade!
Emprego na Europa
De acordo com o Conselho Federal da Suíça, a decisão sobre o número de trabalhadores qualificados de terceiros países que poderão chegar ao país em 2023, para fins de trabalho, foi tomada em reunião realizada em 23 de novembro de 2022. Durante o encontro, ficou determinado que o país pode receber, no máximo, 8.500 trabalhadores qualificados em 2023.
A informação, publicada pelo portal Schengen Visa Info, diz ainda que durante a reunião foi realizada a revisão parcial da Portaria de Admissão, Residência e Emprego que foram aprovados. “O Conselho Federal decidiu liberar uma cota com os mesmos números máximos de 2022 para que as empresas suíças possam continuar a recrutar os trabalhadores qualificados de que precisam de países fora da UE/EFTA no próximo ano”, disse.
Carta de Motivação: O que é, Como Montar, Importância e Dúvidas Frequentes.
Trabalhar na Suíça
O Conselho Federal explicou que decidiu tomar tal decisão para ajudar no fortalecimento e estabilização de diferentes setores econômicos, admitindo trabalhadores de países terceiros, incluindo os do Reino Unido.
Do número total de nacionais de países terceiros que serão admitidos na Suíça para fins de trabalho, o Conselho Federal Suíço disse que 4.500 nacionais de países terceiros poderão ser recrutados com uma autorização de residência B e outros 4.000 com uma autorização L de curta duração permissão de residência.
Salário de um Médico: Valor na Europa, Validação do Diploma e Mercado de Trabalho.
Prestadores de Serviço
Ainda segundo o Conselho Federal, o número máximo de prestadores de serviços da União Europeia e da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA) autorizados a permanecer na Suíça por um período de implantação de mais de 90 e até 120 dias também permanecerá inalterado.
De acordo com o Conselho Federal, no próximo ano, um total de 3.000 unidades estarão disponíveis para residentes que permanecerão na Suíça por um período curto e outras 500 unidades estarão disponíveis para residentes. O mesmo destacou que, à semelhança dos anos anteriores, essas cotas serão liberadas trimestralmente aos cantões.
Trabalhar em Multinacional: Dicas Para Conquistar a Vaga dos Sonhos.
Cidadãos do Reino Unido
Além do mencionado acima, foi revelado que, a partir de 1º de janeiro de 2021, cotas separadas serão aplicadas a cidadãos do Reino Unido, pois o Acordo sobre a Livre Circulação de Pessoas entre a Suíça e o Reino Unido não será mais aplicável.
Cidadãos do Reino Unido continuam a ter permissão para trabalhar na Suíça por até três meses por ano sem a necessidade de obter uma autorização. A notícia foi anunciada pelo governo do Reino Unido, que informou que o país e a Suíça concordaram com a prorrogação do Acordo de Mobilidade de Serviços por mais três anos.
Home office na Europa: crescimento de profissionais que trabalham de casa.
Sobre morar e trabalhar na Suíça
Em 2020, o Institute for Management Development (IMD) colocou a Suíça em primeiro lugar na atração de trabalhadores qualificados. No país estão as sedes de grandes corporações multinacionais como Glencore, Gunvor, Nestlé, Mediterranean Shipping Company, Novartis, Hoffmann-La Roche, ABB, Mercuria Energy Group e Adecco.
Outras grandes empresas mundialmente conhecidas são: UBS AG, Zurich Financial Services, Richemont, Credit Suisse e Barry Callebaut. Também são internacionais a Swiss Re, Rolex, Tetra Pak, The Swatch Groupe e Swiss International Air Lines.
A Suíça é um dos países mais desenvolvidos do mundo e que tem a maior riqueza nominal por adulto de qualquer país. O país europeu é bem classificado em várias métricas internacionais, incluindo competitividade econômica , desenvolvimento humano e governança democrática. Suas cidades como Zurique, Genebra e Basel estão entre as mais altas em termos de qualidade de vida. Todavia, com alguns dos custos de vida mais altos.
Currículo Europass: Aprenda a fazer o seu, Vantagens e Dicas [Guia].
Prosperidade econômica
Por ter uma economia estável, próspera e de alta tecnologia, a Suíça é o país mais rico do mundo per capita em vários rankings. Sem contar que é um dos países menos corruptos do mundo, todavia seu setor bancário é classificado como “um dos mais corruptos do mundo”. Atualmente ocupa a vigésima posição como maior economia do mundo em PIB nominal e a trigésima oitava maior em paridade de poder de compra.
Zurique e Genebra são consideradas cidades globais e Basel é a capital da indústria farmacêutica da Suíça, hospedando multinacionais como Novartis, Roche e outras. É um dos centros mais importantes do mundo para a indústria de ciências da vida.
O Relatório de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial de 2016 classificou a economia da Suíça como a mais competitiva do mundo, mas a partir de 2019, ela está no quinto lugar globalmente. A União Europeia classificou a Suíça como o país mais inovador da Europa e o país mais inovador no Índice Global de Inovação em 2022.
Profissões do Futuro: Destaque Para o Setor de Tecnologia, Mercado e Formação.
Trabalhar na Suíça: economia
O setor econômico mais importante da Suíça é a manufatura. Os produtos manufaturados incluem especialidades químicas, produtos farmacêuticos e de saúde, instrumentos de medição científicos e de precisão e instrumentos musicais. Os maiores bens exportados são produtos químicos (34%), máquinas/eletrônicos (20,9%) e instrumentos de precisão/relógios (16,9%).
O setor de serviços, principalmente bancos e seguros, comércio de commodities, turismo e organizações internacionais – é outro com grande importância na economia da Suíça. Os serviços exportados representam um terço das exportações. De ressaltar que a Suíça pratica um protecionismo agrícola, que é uma rara exceção em relação às suas políticas de livre comércio, o que contribui para a alta dos preços dos alimentos no país.
De acordo com a OCDE, a liberalização do mercado de produtos suíços está atrasada em relação a muitos países da União Europeia. Além da agricultura, as barreiras econômicas e comerciais entre a União Europeia e a Suíça são mínimas, e a Suíça tem acordos de livre comércio com muitos países. A Suíça é membro da Associação Européia de Livre Comércio (EFTA).
*Precisa enviar dinheiro para o exterior? Ganhe uma transferência internacional sem taxas com o nosso código promocional da Wise.
*Veja dicas para trabalhar no exterior em 2023 e aproveite para se inscrever no canal:
13 Comentários
Oiee tenho vontade de mora e trabalhar na Suíça [email protected]
Bom dia!! Me chamo Augusto, e sonho em poder trabalhar na Europa, sou técnico instalador e reparador de internet, linhas telefônicas,e tv a Cabo.
Olá July!!! Tudo bem? Pode mandar mensagem no nosso Instagram @vagaspelomundo Um abraço!!! Amanda e Claudinho
Olá Jardel! Aqui no nosso site tem várias matérias de vagas na Europa e como morar na Suíça: https://staging.vagaspelomundo.com.br/vistos-e-autorizacoes/morar-na-suica/ Você pode pesquisar na Lupa do site: Suíça.
Um abraço!!! Amanda
Nossa e um sonho trabalhar na Europa , a economia e ótima iria dar um futuro maravilhoso para a a minhas filhas ,quero muito trabalhar na Suiça um país lindo e desenvolvidos .
Olá! Me chamo Edesio Boaventura, tenho 33 anos, brasileiro e tenho desejo muito grande de conseguir trabalhar fora do Brasil, estou estudando inglês (intermediário atualmente), sou Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Química, com experiência como Líder de Operação Industrial e Operador de Sala de Controle.
Fiz um enorme POST sobre trabalhar na Suiça, que o país liberou cotas mas não disse como se inscrever para as vagas. Não ajuda muito.
Eu quero trabalhar e mora na Europa
Eu quero uma vaga na Europa
BOM DIA, TENHO VONTADE DE MORAR E TRABALHAR NA SUÍÇA. JÁ TIVE OPORTUNIDADE DE MORAR E TRABALHAR EM LONDRES, FIQUEI LÁ NO PERÍODO DE 12 ANOS. OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE DE EXPRESSAR AQUI MINHA VONTADE…
Sou a daiane moro no Brasil sou do estado da bahia
Olá.!
Parabéns pela notícia, matéria muito boa. Tive algumas dúvidas sobre isto e queria detalha-las e se possível sana-las consigo.
Tentei achar mais informações mas não consegui.
Poderia contar consigo?
Obrigada,
July Ane Gonçalves
Olá estou me candidatando pra vaga ficarei muito feliz se for escolhido.