As vagas em Portugal no Swiss Post foram anunciadas no novo “hub” da empresa em Lisboa. São 150 oportunidades de emprego abertas!
É fato que Portugal está se consolidando como um hub de tecnologia da Europa. Dessa maneira, mais empresas buscam o país europeu para estabelecer seus negócios e existem vagas em Portugal na Swiss Post, o Correio da Suíça. Com o aumento da automação e a digitalização, a empresa suíça vai abrir um “hub” em Lisboa e empregar aos 150 empregos. Saiba tudo sobre as vagas e veja como se candidatar!
Vagas em Portugal no Swiss Post: 150 ofertas de trabalho
Há uma grande escassez de profissionais de TI na Suíça e as empresas do país lutam para tentar atrair os melhores profissionais de tecnologia de maneira intensa. Sendo assim, o correio da Suíça, o Swiss Post, já percebeu o impacto direto na falta de profissionais de Tecnologia da Informação na empresa e está expandindo sua base de operação.
Segundo uma matéria, publicada no portal ECO, o Swiss Post escolheu a capital de Portugal, Lisboa, para instalar o seu primeiro centro da Suíça. O “hub” da empresa, o Information Tecnology (IT) Campus, tem como meta proporcionar serviços de TI fundamentais que são utilizados no impulsionamento da digitalização de diferentes soluções para clientes dos Correios da Suíça. São 50 vagas em Portugal no Swiss Post até o fim de 2023, mas a intenção é chegar em 150 oportunidades.
Vagas na Suíça para quem fala português: salário mínimo de 4.100 euros.
Lisboa venceu concorrentes importantes
De acordo com Nuno Pedro, CEO da Swiss Post IT Campus Lisboa, outras cidades estavam no páreo para receber a instação do IT Campus na Europa e fora do continente. Desse modo, Nuno disse que, além de Lisboa, concorriam para receber o “hub” da Swiss Post cidades como Atenas, Vilnius, Hamburgo, Madri e Barcelona. Contudo, apesar das diferentes localizações, Lisboa foi a mais bem avaliada e a que cumpriu todos os requisitos exigidos pela companhia suíça.
A etapa de contratações para as vagas em Portugal no Swiss Post vai dar a empresa acesso ao mercado de trabalho internacional para garantir as habilidades de TI necessárias para o futuro. Entretanto, isso permitirá que a Swiss Post continue fornecendo às pessoas e empresas na Suíça seus serviços digitais e de logística de qualidade nos próximos anos.
Porém, o mercado de trabalho suíço continua a ser fundamental para os Correios Suíços, incluindo o setor de TI. A empresa suíça não irá transferir nenhum trabalho para o exterior. Ao contrário, a empresa quer criar 200 novos empregos de TI na Suíça até 2030.
Maior parque solar da Europa em Portugal: local vai gerar 2.500 empregos.
Adaptação às novas necessidades do mercado
O Swiss Post está se adaptando para atender às necessidades de seus clientes. A Suíça e suas empresas estão se tornando cada vez mais digitais. Desse modo, cada vez mais as soluções, processos e procedimentos de trabalho da Swiss Post são baseados na Tecnologia da Informação.
Os Correios Suíços também estão desenvolvendo de forma contínua novos serviços digitais. A unidade de TI da empresa, com seus 1.300 funcionários, é a força motriz por trás desses rápidos desenvolvimentos. Além disso, a empresa tem um dos maiores departamentos de TI na Suíça.
E os investimentos no setor não param, a empresa tem melhorado as oportunidades internas de formação básica e avançada e tem promovido o trabalho remoto.
Empregos em Portugal: Mercado de Trabalho, Visto e Principais Agências.
Swiss Post quer ser empregador atraente para os profissionais
“Estamos fazendo tudo o que podemos para nos posicionar como um empregador de TI atraente”, afirmou Wolfgang Eger, CIO e Membro da Gerência Executiva da Swiss Post.
“Apesar de todos esses esforços, ainda tem demorando muito para preencher as vagas na Suíça ou não conseguimos encontrar o número suficiente de profissionais necessários. Isso significa que enfrentamos um risco crescente de escassez dos recursos vitais de TI necessários a médio e longo prazo para implementar a digitalização do Swiss Post conforme planejado”, acrescentou o CIO Eger.
A empresa informa que isso não só teria um impacto negativo no próprio Swiss Post, mas também para o público e na economia do país e o Swiss Post precisa evitar esse cenário. Em um comunicado de imprensa, a empresa diz não ter outra opção a não ser buscar novas soluções de contratação fora da Suíça e Portugal aparece como uma das soluções para o problema.
Vagas na Airbus: companhia vai contratar 13 mil pessoas em 2023.
Suíça enfrentará falta de 35.000 profissionais de TI até 2028
Segundo a empresa, aproximadamente 70 vagas de TI no Swiss Post não foram preenchidas no final de agosto de 2022. O processo de recrutamento está demorando cada vez mais – e geralmente leva mais de nove meses para os especialistas em dados (Data Specialist).
E não há sinais de reversão dessa tendência. Pelo contrário, a escassez de profissionais de TI e a luta para atrair os melhores talentos de TI estão se intensificando.
De acordo com estimativas, a Suíça enfrentará uma escassez de cerca de 35.000 profissionais de Tecnologia da Informação até 2028. Além disso, cerca de 270 funcionários também devem se aposentar da unidade de TI da Swiss Post nos próximos anos. A empresa também deseja permanecer independente de provedores de TI externos em áreas-chave de especialização no futuro.
Empresa britânica com vagas em Portugal: novo escritório vai gerar empregos.
Vagas em Portugal no Swiss Post: Criação de subsidiária em Portugal dará acesso a mais especialistas em TI
Neste contexto da falta de profissionais de TI, a Swiss Post está a adotar uma nova abordagem e a criar o seu próprio site de TI em Portugal. Essa mudança dará à empresa acesso às habilidades de TI necessárias para o mercado de trabalho europeu – especialmente nas áreas de desenvolvimento de software, análise de dados e negócios e segurança cibernética.
O site do Swiss Post em Lisboa começará a funcionar no primeiro trimestre de 2023 com cerca de 50 vagas em Portugal no Swiss Post. Em seguida, a empresa pretende aumentar o número de funcionários para cerca de 120 funcionários nos próximos anos.
Swiss Post vai abrir a nova subsidiária em Portugal com o nome “Swiss Post I/T Portugal”. Das várias cidades avaliadas, Lisboa é a que melhor responde às exigências dos Correios Suíços e foi o local escolhido para a abertura do novo escritório.
Para a empresa, os profissionais de TI em Portugal possuem vasta experiência, a qualidade do trabalho é alta e as condições de trabalho e cultura de trabalho são semelhantes às da Suíça. Um site na Europa também facilita a proximidade e a rotina diária com as equipes de trabalho na Suíça.
Vagas na IBM em Portugal: 300 empregos em novo centro de inovação.
Swiss Post manterá seus sites de TI suíços
A empresa concordou com a criação de um site de TI em Portugal em estreita colaboração com os parceiros e passou informações transparentes sobre as razões e objetivos do projeto. Wolfgang Eger, CIO da Swiss Post destaca o seguinte ponto: “A instalação do campus em Portugal não envolve a transferência de nenhum emprego da Suíça para o exterior. O objetivo é recrutar os especialistas de TI em Portugal que não conseguimos encontrar em número suficiente na Suíça”. Desse modo, o site de Lisboa complementará os sites de TI existentes da Swiss Post na Suíça.
Uma coisa é certa: a Suíça continuará sendo o principal local de TI da Swiss Post. E a Swiss Post continuará desenvolvendo seus sites de TI na Suíça. A empresa pretende fortalecer sua posição como um importante empregador de TI e empresa de treinamento nos próximos anos e deve criar cerca de 200 novos empregos em TI até 2030. “A demanda por habilidades de TI na Swiss Post continuará a crescer nos próximos anos”, acrescenta Eger.
Morar na Sardenha: ilha italiana vai pagar € 15.000 para novos moradores, saiba tudo!
Swiss Post: um dos maiores departamentos de TI da Suíça
Alguns números da Swiss Post apontam que os Correios Suíços possuem um dos maiores departamentos de tecnologia do país.
- O Swiss Post tem o terceiro maior departamento de TI de empresas que tem operações na Suíça. 1.300 funcionários e cerca de 400 especialistas externos de TI impulsionam a digitalização do Swiss Post;
- O departamento trabalha com mais de 400 projetos de software por ano, executando mais de 1.000 aplicativos;
- A empresa transformou de forma abrangente seu departamento de TI desde 2019, alinhando-o consistentemente com a nova estratégia “Swiss Post of Tomorrow”;
- Além de sua sede em Zollikofen, o Swiss Post possui sites de TI em Berna, Zurique e em outras cidades da Suíça;
- O Swiss Post também recebe aproximadamente 60 jovens aprendizes de Tecnologia da Informação por ano, dando treinamento e formação.
Trabalhar no exterior: passo a passo para o seu planejamento em 2022.
Como se candidatar: Vagas em Portugal no Swiss Post
O Swiss Post está com dezenas de ofertas de emprego na Suíça abertas e as vagas em Portugal começarão a ser preenchidas para o novo escritório. Acesse o site Carreiras da empresa e veja as oportunidades de trabalho na Europa (em diversas áreas). Prepare um bom currículo em inglês, alemão ou francês e boa sorte na sua candidatura!
*Assista também tudo sobre os empregos em Portugal e as áreas com maior demanda de trabalho e inscreva-se no nosso canal: